terça-feira, 2 de outubro de 2012

REVOLTA DOS COLONOS, A CONSCIÊNCIA DO INDISPENSÁVEL.



4ª Fase -
A 50ª Tarefa da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil foi a elaboração de um artigo para a Gazeta do Historiador. O tema era  "Conflitos".  A equipe "Presentes da História", formada pelos alunos da 8ª série, Daniela, Vanessa e Gabriel, escolheu uma revolta ocorrida em Caxias do Sul, no período da imigração italiana, durante o século XIX, denominada Revolta dos Colonos. Confira o texto publicado na Gazeta do Historiador:


REVOLTA DOS COLONOS, A CONSCIÊNCIA DO INDISPENSÁVEL.

O Rio Grande do Sul é caracterizado pela sua tardia ocupação em relação às demais regiões brasileiras.No Nordeste do Rio Grande Do Sul,em especial Caxias Do Sul que será protagonista em nossa narrativa,encontramos uma classe de gaúchos, os ítalo- gaúcho- brasileiro ou gaúcho- ítalo- brasileiro,descendentes de Europeus que tiveram um papel fundamental neste processo a seguir.Caxias foi uma colônia imperial e começou a receber os imigrantes europeus na sua grande maioria italianos a partir de 1875.É importante pontuar que Caxias não era uma região despovoada,por aqui os Caingangues ocupavam o território, motivo pela qual era conhecida como “Campo dos Bugres”.Mas havia um interesse em povoar a região com brancos e implantar definitivamente por aqui a civilização.
Estes imigrantes italianos em sua grande maioria eram agricultores pobres que foram atraídos através de propagandas enganosas que foram ao encontro do
Homenagem ao Intendente José Penna de Moraes em 1920. ( à esquerda da imagem, o prédio que hoje fica o atual museu de Caxias do Sul que em 1890 foi sede da antiga intendência)

imaginário italiano.Eles se transferiram para cá com suas famílias no intuito de criar pequenas propriedades agrícolas.Recebiam lotes de terra que seriam de sua efetiva propriedade após o pagamento.Os lotes foram centralizados em núcleos urbanos que cumpriam a administração através dos serviços de Comissão de Terras, que tinha o motivo estratégico de tornar mais fácil o controle sobre os imigrantes.
Entre 1875 até 1890, a relação entre governo e italianos foi conflituosa,nem sempre as determinações governamentais iam ao encontro dos anseios dos imigrantes,mas especificamente no ano de 1890, ano em Caxias foi elevada a condição de Vila Santa Tereza de Caxias,surge a necessidade política e econômica de gestão municipal e o governo estadual vai nomear uma junta governativa
provisória para ocupar os poderes executivo e legislativo.No ano seguinte ocorre a eleição dos conselheiros municipais para desempenhar a função de elaborar as leis.Os escolhidos não agradaram os imigrantes,ocasionando assim um levante que ficou conhecido como a “Revolta dos Colonos”.Os manifestantes se posicionaram de forma enfática contra a escolha e formaram uma Junta Revolucionária apoiada pelo então delegado de polícia Francisco Januario Salerno,que se autonomeia Intendente.Então no ano de 1892,o governo nomeia o primeiro Intendente Municipal e os manifestantes se entregam.As escassas fontes históricas dificultam a compreensão real do levante,mas tudo indica que tenha sido de caráter político e econômico,os colonos queriam ter alguém no poder que agisse de acordo com seus interesses.


Conclusão Histórica


Essa revolta, muito embora não tenha gerado grandes embates, teve um caráter de imposição e subversão da ordem. Tal levante demonstra que tinham consciência de sua importância para a Vila. A história se faz indispensável, pois a análise de fatos como esse, possibilita a compreensão cultural contemporânea de uma comunidade. Atualmente Caxias do Sul, já não é formada por grande maioria branca, descendentes de italianos, por aqui vivem atualmente pessoas de todos os Estados, de toda crença, de toda etnia imaginável, que atrai diariamente várias pessoas em busca da realização do sonho de uma vida melhor. No entanto a nossa cidade continua enaltecendo a supremacia italiana como sendo a única responsável pelo sucesso econômico da cidade.


Atual museu de Caxias Do Sul

Conheça melhor os autores da reportagem

Equipe "Presentes da História". Esquerda para direita: Vanessa Bueno Pereira, Professora Cláudia Fin, Gabriel Muneretto Rech e Daniela de Fraga.


Perfil dos componentes:
Vanessa Bueno Pereira, 14 anos, estuda na Escola Bento Gonçalves da Silva desde os 6 anos, está na 8ª série, seu esporte e assunto favorito é Futebol, nas horas vagas gosta de ler, escutar música e navegar na internet, pretende ser advogada no futuro e seu sonho é conhecer a Espanha. Torce para o Inter, Santos e Barcelona.
Claudia Cristina Fin, 36 anos, professora de história e geografia, é apaixonada pelo conhecimento, motivo pelo qual optou pelo curso de história e filosofia. Quando não está trabalhando, está lendo um bom livro. Seus alunos são sua paixão. Mas o que lhe encanta é seu filho, que renovou sua esperança de um mundo melhor, ama estar com ele, compartilhar todas as coisas ao seu lado, ele lhe traz paz e serenidade.
Gabriel Muneretto Rech, 14 anos, nos momentos vagos joga futebol, mexe no computador e vê televisão. Gostaria de viajar para a Itália e seu sonho de profissão é ser cozinheiro.
Daniela de Fraga, 14 anos, gosta de estudar e jogar futebol. Procura sempre se manter atualizada com o assunto: futebol, torce para o Inter, Barcelona e Espanha. Ama o futebol europeu. Nas horas livres escuta música, navega na internet, caminha com sua cadelinha e joga bola na pracinha. Sonha em ser estilista, arquiteta ou advogada. Gostaria de morar na Espanha e um dia assistir a um jogo do Barcelona x Real Madrid.
Equipe aponta o que menos gosta e o que mais gosta na Olimpíada de História

"O que não gostamos muito na Olimpíada Nacional de História é o tempo que temos para enviar as respostas das questões e concluir as fases, achamos o tempo muito curto com relação ao número de questões e seu grau de dificuldade. E o que mais gostamos é a facilidade de acesso as informações, disponibilizadas pelo Museu de Ciências, para a realização das questões. É a primeira vez que participamos da Olimpíada, e estamos motivados a participar novamente, e poder repetir essa experiência.

Disponível no site:
http://www.museudeciencias.com.br/4-olimpiada/fases/index/20

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